top of page
Texto 1.2 - Soro antiofídico o produto que há mais de 120 anos salva milhares de vidas no

Soro antiofídico: o produto que há mais de 120 anos salva milhares de vidas no país

Ana Clara Rodrigues Diniz, Danielle Ferreira de Souza, Emanuelle Vaz Gontijo, Filipe Henrique de Oliveira,

Isabela Duarte Arruda, João Victor Gonçalves de Araújo e Paula Augusta Silva Santos

Graduandos do curso de Medicina (UFSJ-CCO)

v.2, n.1, 2024
Janeiro de 2024

No ano de 2021 comemorou-se os 120 anos da entrega do primeiro soro antiofídico no Brasil pelo Instituto Butantan [1]. Esse soro trata-se de uma terapia capaz de neutralizar o veneno de serpentes após sua picada, e desde sua descoberta vem sendo responsável por salvar inúmeras vidas no Brasil e no mundo. 

A produção de um soro antiofídico é realizada em etapas (Figura 1) [2]. Primeiramente obtém-se uma amostra do veneno de uma espécie de serpente contra o qual deseja-se que o soro atue. Posteriormente,  uma pequena quantia do veneno é aplicada em um animal de grande porte, como o cavalo. Esse animal irá então iniciar a produção de proteínas de defesa, denominadas anticorpos, capazes de não permitir as ações danosas do veneno no organismo. Uma amostra de sangue do animal é então retirada, e dela é obtida uma porção, o soro, contendo os anticorpos produzidos. Estes são então utilizados como neutralizadores do veneno da serpente em indivíduos por elas atacados. 

I2.png

Figura 1: Etapas da produção do soro antiofídico

Fonte: dos autores

Os benefícios trazidos pelo soro antiofídico são inúmeros. O uso desse neutralizador reduz a morbidade e a mortalidade relacionadas à picada de serpentes venenosas. Em adição, esses soros são capazes de reduzir a ocorrência de sequelas graves, como amputação de membros, patologias cardíacas e renais. 

O desenvolvimento desse tratamento iniciou-se em 1890 com o estudo da difteria e do tétano por Emil Adolf Von Behring e Kitasato Shibasaburo. Esses pesquisadores descobriram que, ao infectar animais com os agentes causadores das doenças estudadas e posteriormente obter uma amostra do sangue destes, seria possível utilizá-la para propriedades curativas. 

Texto 1.2 - Soro antiofídico o produto que há mais de 120 anos salva milhares de vidas no

Figura 2: Bothrops jararaca

Fonte:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jararaca_-_Bothrops_jarara ca_-_Sibilando.jpg

Após a descoberta, diversos pesquisadores começaram a estudar esse mecanismo com o objetivo de obter a terapia eficaz para variadas situações ameaçadoras da vida humana, dentre elas o envenenamento pós picada de serpentes como a Bothrops jararaca, popularmente conhecida como Jararaca (Figura 2). 

Em 1894 os pesquisadores Albert Calmette, Césaire Phisalix e Gabriel Bertrand iniciaram a terapia antiofídica com o uso de soro com os anticorpos antiveneno de serpente, influenciados pela descobertas de Behring e Shibasaburo. No entanto, acreditavam que a elaboração de um único soro seria capaz de neutralizar o veneno de todas as espécies de cobras.

Em 1899, Vital Brazil (um médico e pesquisador brasileiro) descobriu que seria necessário um soro específico para cada espécie de cobra, visto que os venenos possuíam  diferentes   composições,   e  direcionou  seus  estudos  para  as  espécies cascavel e jararaca (aquelas que mais ocasionavam mortes no Brasil). Sua descoberta revolucionou o estudo dos soros antiofídicos no mundo.

Em 1901 os primeiros lotes de soros antiofídicos começaram a ser distribuídos pelo Instituto Butantan, sendo um produto inteiramente nacional e responsável por até nos dias atuais salvar diversas vidas. 

Referências Bibliográficas

[1] INSTITUTO BUTANTAN - Instituto Butantan comemora 120 anos da entrega do primeiro soro antiofídico; futura produção em pó ajudará cidades mais carentes. Disponível através do link: https://butantan.gov.br/noticias/instituto-butantan-comemora-120-anos-da-entrega-do-primeiro-soro-antiofidico--futura-producao-em-po~:text=A%20hist%C3%B3ria%20do%20soro,as%20cobras%20e%20seus%20venenos. Aces-so em: 05 jan. 2024.

[2] BIOLOGIA.NET - Soro antiofídico. Disponível através do link: https://www.biologianet.com/curiosidades-biologia/soro-antiofidico.htm#:~:text=Os%20soros%20antiof%C3%ADdicos%20s%C3%A3o%20produzidos,produz%20anticorpos%20contra%20esse%20ant%C3%ADgeno. Acesso em: 05 jan. 2024.

[3] Da Cunha LER. Soros antiofídicos: história, evolução e futuro. Disponível através do link: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1808. Acesso em: 05 jan. 2024.

bottom of page