Em foco:
LNBio
Fernanda Maria Policarpo Tonelli¹, Flávia Cristina Policarpo Tonelli²
¹Editora chefe do "À Luz da Ciência" e orientadora da LAstro (UFSJ)
²Doutoranda em Biotecnologia (UFSJ)
v.1, n.3, 2023
Novembro de 2023
Dando continuidade às edições anteriores que exploraram o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e um dos laboratórios nacionais que integram este centro (o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)), a presente edição do "À Luz da Ciência" destaca um outro laboratório nacional: o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio).
Este também integra o CNPEM e localiza-se em Campinas-SP. Disponibiliza à comunidade científica brasileira e internacional e às indústrias oito laboratórios que podem ser utilizados após submissão de proposta e aprovação ou contrato de parceria firmado.
Para elucidação de estrutura de proteínas, por exemplo, o laboratório de Ressonância Magnética Nuclear possui espectrômetros de robusta tecnologia.
Existem ainda laboratórios com equipamentos como espectrômetro de massas acoplados a cromatógrafos (que permitem, por exemplo, elucidação de biomarcadores), fluorímetros, espectrofotômetros, ultracentrífugas, etc. As dependências dedicadas à espectroscopia e calometria, por exemplo, permitem estudo de polímeros em solução, nanopartículas e macromoléculas diversas.
O LNBio abriga ainda o ROBOLAB, dedicado à cristalização de macromoléculas e seus complexos.