Em foco:
INPA
Anna Flávia Candido¹, Camile Araújo¹, Julia Rodrigues Barros¹, Kaique Bruno da Silva Paixão¹, Luiza Cristina¹, Mariana Almeida¹, Maria Vitória¹, Nayara Ferreira¹, Yago Nunes²
¹Graduandos do curso de Bioquímica (UFSJ-CCO)
²Graduando do curso de Medicina (UFSJ-CCO)
v.2, n.5, 2024
Maio de 2024
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) foi criado em 1952 e implementado em 1954 [1]. Realiza estudos científicos para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional [2]. Inicialmente realizava pesquisas, levantamentos e inventários da fauna e da flora. Atualmente possui atividades voltadas para a expansão do uso dos recursos naturais da Amazônia de forma sustentável, sendo referência mundial em Biologia Tropical [2].
O Instituto (Figura 1), possui quatro núcleos de pesquisas, localizados em quatro estados da região Norte, sendo eles o Acre, Roraima, Rondônia e Pará [2]. Possui nestas unidades também ações voltadas para a participação popular, como audiências e consultas públicas [3]. Desse modo, fortalece seu compromisso com a sociedade fornecendo capacitações que vão desde o ensino técnico até o pós-doutorado, o que ultrapassa as barreiras do conhecimento científico e chega à formação de pessoas qualificadas para realizar a prática da ciência na Amazônia [4].
Figura 1: INPA.
Fonte: https://www.gov.br/inpa/pt-br/acesso-a-informacao/institucional
A missão do instituto é produzir e disseminar conhecimentos, tecnologias e inovações, além de capacitar indivíduos com o intuito de cooperar na formulação de políticas públicas e ações para desenvolver a Amazônia de maneira sustentável [1]. Assim, o INPA possui atividades ajustadas com a agenda 2030 e coopera para a maioria dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [5]. Por meio de análises, estudos e tecnologias desenvolvidos na Instituição, várias aspectos da sustentabilidade são abordados, atendendo a programas como: fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; água potável e saneamento; indústria, inovação e infraestrutura; ação contra a mudança global do clima; vida na terra [5].
O compromisso com a disseminação da ciência no país é muito forte no INPA. Para aproximar a ciência da comunidade e socializar o conhecimento, o Instituto atua em diversas frentes, como: educação ambiental; projetos de extensão; exposições, feiras e mostras científicas; eventos científicos; visitas e encontros virtuais. Tudo isso de forma a fomentar a vocação científica e estimular a análise crítica dos cidadãos em relação aos progressos científicos e tecnológicos que fazem parte do seu cotidiano [6].
Para qualificar pessoas a fim de contribuírem para o desenvolvimento da região amazônica o INPA desenvolve também projetos que se concentram na formação de recursos humanos em vários níveis de ensino: Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq e PAIC/Fapeam), Programa de Capacitação Institucional-PCI, Programa de Estágio Obrigatório Supervisionado, Pós-Doutorado e Cursos de Curta Duração. O foco na capacitação vai além da mera produção de conhecimento científico, se estendendo à preparação de profissionais qualificados para conduzir pesquisas e aplicar práticas científicas na Amazônia [7].
Referências Bibliográficas
[1] INPA. INPA. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br. Acesso em: 07 mai. 2024.
[2] INPA. Institucional. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 07 mai. 2024.
[3] INPA. Participação Social. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social. Acesso em: 07 mai. 2024.
[4] INPA. Capacitação. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/assuntos/capacitacao. Acesso em: 07 mai. 2024.
[5] INPA. Desenvolvimento Sustentável. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/assuntos/desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 07 mai. 2024.
[6] INPA. Divulgação Científica. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/assuntos/divulgacao-cientifica/divulgacao-cientifica. Acesso em: 07 mai. 2024.
[7] INPA. Capacitação. Disponível através do link: https://www.gov.br/inpa/pt-br/assuntos/capacitacao/. Acesso em: 07 mai. 2024.