top of page
FUNED.png

Em foco:
FUNED

Ana Clara da Cunha, Anderson Fernandes de Oliveira Filho, Arthur Lage Leão, Débora Célia Viana Silva, Guilherme Augusto da Silva Barbosa, Helena Catizani Franco de Faria, Julia Martins Santos Sousa, Rafael Lacerda Leao de Oliveira, Stella Honório Prado, Yana Sofia de Jesus Oliveira

Graduandos do curso de Medicina (UFSJ-CCO)

v.2, n.2, 2024
Fevereiro de 2024

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) atua há mais de 100 anos com o objetivo de desenvolver a saúde pública nacional. Sua inauguração ocorreu em 1907, com a abertura de uma filial do Instituto Manguinhos (atual Fiocruz) em Belo Horizonte, representando o primeiro centro de desenvolvimento em pesquisa e ensino em saúde da capital mineira. O nome da instituição homenageia um de seus fundadores,  Ezequiel Dias, um brilhante médico brasileiro. Dentre seus vários trabalhos, destaca-se a coordenação da FUNED em seus primeiros anos de existência, com a produção de vacinas para diversas moléstias que assolavam o Brasil à época [1]. 

Desde a sua origem, várias são suas áreas de atuação, como promover a vigilância em saúde no estado de Minas Gerais e fomentar o desenvolvimento de Pesquisa, Ensino e Inovação. Atualmente, ela é reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia, com mais de 20 patentes registradas e como uma instituição que se empenha  na criação de bioprodutos para a melhoria da saúde humana [2]. A FUNED conta com um parque industrial amplo, possuindo serpentário, laboratório de desenvolvimento de medicamentos, serviço de farmacovigilância, fazenda experimental, biotério e estrutura para produção de soros e medicamentos.

 

Em relação à atuação em escala industrial, a FUNED destaca-se pela produção exclusiva de alguns medicamentos, como a Talidomida, fármaco utilizado para o tratamento de hanseníase. Produz também a vacina contra meningite C, fornecendo mais de 73 milhões de doses para serem distribuídas em todo o território nacional pelo Ministério da Saúde. A fabricação de antirretrovirais para o tratamento da AIDS também merece ênfase, com mais de 20 milhões de comprimidos produzidos pela FUNED [3].

 

Outra função importante exercida pela Fundação é a de vigilância em saúde, atividade de responsabilidade do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). O LACEN está inserido dentro do Instituto Octávio Magalhães (IOM), que por sua vez faz parte da FUNED desde seu início. O IOM é composto por 42 laboratórios, responsáveis pela realização de exames para as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador, sendo realizados mais de meio milhão de exames todos os anos. A atuação da IOM possui relevância internacional, pois realiza-se a vigilância de doenças de interesse global, como a cólera, além de ser referência no diagnóstico de Doença de Chagas e de leishmaniose [4]. 

 

O serpentário é uma estrutura da FUNED que tem como objetivo receber, estudar, pesquisar e criar serpentes, escorpiões e aranhas para diferentes fins, como: produção de soros antiofídicos para fornecimento a hospitais e distribuição de venenos para estudos científicos. Ademais, esse serviço contribui para a divulgação do conhecimento científico relacionado aos animais peçonhentos, realiza atendimento presencial e por e-mail à população, além de ministrar palestras para estudantes e abrir parte do ambiente para visitação do público [5].

A FUNED possui laboratório de desenvolvimento de medicamentos muito bem equipado e de alta tecnologia, estando, portanto, habilitada a executar projetos de desenvolvimento de medicamentos sintéticos e biológicos. Cabe destacar que a instituição realiza algumas parcerias para desenvolvimento produtivo (PDP), com a finalidade de dialogar com outros laboratórios públicos ou privados para ampliar a produção de medicamentos e insumos [3]. Além disso, a Fundação Ezequiel Dias possui um serviço de farmacovigilância, com o intuito de identificar, avaliar, compreender e prevenir efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos [6]. 

 

A FUNED (Figura 1) é proprietária da Fazenda Experimental São Judas Tadeu, onde são criados alguns animais, sobretudo cavalos, indispensáveis ao processo de produção dos soros, uma vez que a partir deles é extraído o plasma hiperimune (sugestão de leitura: https://www.aluzdaciencia.com/soro-antiof%C3%ADdico). A qualidade dessa substância é testada em camundongos próprios para pesquisas científicas em um outro local, o biotério. Dessa forma, a partir do plasma hiperimune extraído dos cavalos e testado nos camundongos são produzidos os soros antipeçonha, distribuídos para os hospitais públicos de Minas Gerais. Atualmente, são produzidos o soro antibotrópico (contra o veneno da jararaca), o soro antibotrópico e anticrotálico (contra o veneno da jararaca e contra a cascavel), o soro antibotrópico e antilaquético (contra o veneno da jararaca e da surucucu), o soro anticrotálico (contra o veneno da cascavel), o soro antilapídico (contra o veneno das corais verdadeiras), o soro antiescorpiônico (contra o veneno de escorpiões), o soro antirrábico (contra a raiva) e o soro antitetânico (contra o tétano) [7].

FUNED.png

A entidade em questão tem ampla atuação relacionada à pesquisa, ensino e inovação. Nesse sentido, vale destacar que ela detém 15 grupos de pesquisa investigando temas relacionados à microbiologia, imunologia, e outros assuntos [8]. Desenvolve inclusive projetos de iniciação científica que buscam despertar a vocação científica e incentivar o talento de estudantes [9,10], e oferta o curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia [11].

Ainda nesses âmbitos, a instituição desenvolve projetos de divulgação da ciência, como o “Ciência em movimento”, cuja base é um caminhão que viaja por Minas Gerais promovendo exposições e oficinas municipais acerca de temas que geram discussões que relacionam ciência e o cotidiano, promovendo, assim, comunicação entre os pesquisadores e a população [12]. O “Memórias da ciência”, busca, por meio da mostra de objetos científicos históricos, apresentar o passado, e despertar o interesse pelo presente  e  ao  futuro  na  ciência [13].  O “FUNED na escola”,  por sua vez, ministra palestras em escolas de Belo Horizonte e da região metropolitana sobre ciência e tecnologia [14]. 

 

Ademais, a FUNED conta também com coleções biológicas: depósito de animais, plantas e microrganismos coletados por pesquisadores, os quais podem ser utilizados para o desenvolvimento de pesquisas e divulgação científica. Dentre elas, podemos destacar o acervo de serpentes, considerado o maior acervo científico de serpentes de Minas Gerais, contendo 3448 exemplares [15]. Dispõe também de uma riquíssima biblioteca que conta com mais de 76 mil exemplares, sendo alguns deles raros de ciência básica e grandes tratados de Microbiologia, Anatomia, Histologia, Zoologia e Botânica, além de um acervo muito rico sobre temas relacionados à saúde pública [16]. 

 

Dessa forma, é notável a relevância da FUNED ao se observar a importância e a diversidade de atividades desempenhadas. A FUNED apresenta-se como uma organização centenária, mas que possui visão sempre guiada para melhorias tecnológicas futuras. 

Referências Bibliográficas

[1] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - História da Fundação. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/historia-da-fundacao/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[2] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - A FUNED. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/a-funed/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[3] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Medicamentos e Vacinas. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/medicamentos-e-vacinas/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[4] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Lacen-MG. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/lacen-mg/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[5] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Animais Peçonhentos. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/animais-peconhentos-e-producao-de-soros/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[6] SILVA, Adelson. Farmacovigilância. Fundação Ezequiel Dias. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/2022/02/geral/farmacovigilancia-2/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[7] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Fazenda Experimental São Judas Tadeu e Produção de Soros. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/fazenda-experimental-sao-judas-tadeu/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[8] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Grupos de Pesquisa. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/grupos-pesquisa/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[9] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Iniciação Científica. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/iniciacao-cientifica/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[10] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Programa institucional de bolsas de iniciação científica. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/Manual-do-Programa-de-Bolsas-de-Iniciacao-Cientifica-PIBIC-FUNED.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

[11] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Inscrições do mestrado profissional em biotecnologia. Disponível em: <http://www.funed.mg.gov.br/2023/10/geral/inscricoes-do-mestrado-em-biotecnologia/>. Acesso em: 09 fev. 2024.

[12] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Ciência em Movimento. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/ciencia-em-movimento/. Acesso em: 09 fev. 2024. 

[13] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Memórias da Ciência. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/memoriasdaciencia/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[14] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Funed na escola. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/funed-na-escola-2/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[15] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Coleções Biológicas. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/colecoes-biologicas/. Acesso em: 09 fev. 2024.

[16] FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS - Biblioteca. Disponível através do link: http://www.funed.mg.gov.br/biblioteca/. Acesso em: 09 fev. 2024.

bottom of page