top of page
I7.png

Em foco:
IMPA

Antonio Lucas Oscar da Penha de Mattos¹, Bruna Pires Rodrigues¹, Carolina Souza Rabelo Ferreira¹, Filipe Henrique Souza², Higor Tavares Guimarães³, Isabele Rumblesperger Gomes¹, Mitzy Stephanny Machado, Pedro Henrique de Castro Silva

¹Graduandos do curso de Enfermagem (UFSJ-CCO)

²Graduando do curso de Medicina (UFSJ-CCO)

³Graduando do curso de Bioquímica (UFSJ-CCO)

 ⁴Graduandos do curso de Farmácia (UFSJ-CCO)

v.2, n.1, 2024
Janeiro de 2024

O instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), localizado no Rio de Janeiro – RJ, teve sua fundação em 1952. É uma instituição pública, cujo mantenedor é o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Instituto está relacionado ao ensino e a pesquisa, conta mais de 40 pesquisadores, oferecendo muitas contribuições acadêmicas: eventos, seminários, pós-graduações, divulgações cientificas, pesquisas e acesso a materiais para estudo. Possui como objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas focadas na matemática pura e aplicada, abordando probabilidades e computação gráfica, visando alcançar a disseminação da matemática, desde o âmbito acadêmico até o produtivo [1].

O IMPA foi a primeira unidade de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas. Com o seu rígido sistema de contratação dos seus pesquisadores, alcançou patamares de excelência, estando sempre aberto a novas parcerias, visando os avanços matemáticos, mas também promovendo ampliações econômicas. Teve seu início com o diretor Lélio Gama, astrônomo que chefiava também o Observatório Nacional, e com 2 jovens matemáticos: Leopoldo Nachbin e Maurício Peixoto. Houve ainda contribuição de outros cientistas, como a professora Maria Laura Mouzinho, que contribuiu para consolidação do instituto [1].

O prestígio dessa fundação começou a ser mais amplamente noticiado em 1957, 5 anos após a sua criação. Neste ano houve a  organização do primeiro Colóquio Brasileiro de Matemática, no qual grande parte da matemática brasileira foi discutida e importantes avanços alcançados. Alguns anos depois, sua ampliação continuou a dar-se de maneira crescente, adquirindo apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e da Agência Financiadora de Estudos e Projetos. Em 1968, Lindolpho de Carvalho Dias liderou um importante marco neste crescimento: a criação da sede do IMPA, no bairro Jardim Botânico, a qual foi inaugurada em 1981. Em 1993, o Instituto alcançou caráter mundial, e esse prestígio internacional fez com que o mesmo participasse da União Internacional de Matemática (IMU), sendo qualificado como Organização Social [1].

 

A busca pela disseminação da matemática ocorre por meio de ações desde as escolas, com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizada anualmente para alunos do 6° ano do Ensino fundamental até o 3° ano do Ensino médio, e a Olimpíada Mirim, para alunos do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Estas possuem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar os alunos mais talentosos na área. O portal da OBMEP oferece de forma gratuita materiais para estudo, disponibilizando aulas gravadas, materiais teóricos, exercícios e aplicativos, para contribuir para o aprendizado [2].

A divulgação da matemática também ocorre através da promoção de eventos de popularização, como o Festival Nacional de Matemática, que terá a sua 3° edição nos dias 5 a 7 de setembro de 2024, oferecendo atividades interativas, experiências com  robótica, oficinas, palestras e exposições, mostrando as inovações na matemática para um grande público [1].

O IMPA possui um programa muito interessante de divulgação, chamado Portas Abertas, através do qual os participantes tem a oportunidade de visitar o Instituto e visualizar como é ser um matemático; uma experiência muito rica, que busca mostrar especialmente a crianças e jovens com esse sonho, o quanto a matemática é uma área vasta e de grande produtividade e relevância [1].

 

Em 2024 o IMPA pretende iniciar o IMPA Tech, uma faculdade de matemática, com curso de graduação focado na evolução tecnológica desta área da ciência no mercado de trabalho. O curso possuirá duração de 4 anos, buscando a formação de profissionais capacitados que possam se inserir rapidamente e de forma efetiva no mercado de trabalho, no âmbito tecnológico inovacional. Será financiada pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação e do MCTI (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação). Ao final do curso os estudantes escolherão qual área desejam seguir para aprimoramento dos estudos: matemática, ciência da computação, ciência de dados e física [1].

O IMPA conta com uma biblioteca considerada uma das mais completas do mundo, tendo seu acesso aberto ao público tanto ao acervo físico quanto ao catalogo online, que pode ser consultado rapidamente pela internet. Realiza também o empréstimo de livros para bibliotecas locais, buscando o alcance de mais pessoas [1].

Além de iniciativas para disseminação da matemática, o IMPA busca incentivar a cultura científica na sociedade brasileira, por exemplo através do prêmio IMPA de Jornalismo. Este promove uma premiação aos candidatos com melhor publicação jornalística relacionada a matemática, ciência e tecnologia. outro exemplo é a Exposição Maryam Mirzakhani, que ocorreu em 2023 e foi aberta ao público. Participa também de eventos como a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia [1].

O IMPA possui ainda um projeto denominado Livro Aberto de Matemática, que realiza a produção de materiais didáticos através de uma plataforma que permite que pessoas e colaboradores acrescentem informações a esse material, buscando aumentar a carga informativa e, consequentemente o aprendizado [1].

I7.png

A matemática está relacionada com diversas outras áreas da ciência, e encontra-se estritamente ligada as inovações brasileiras. Por esta razão o IMPA é de grande importância para o desenvolvimento de pesquisas no país, mas principalmente para a contribuição ao aprendizado e difusão da matemática. Contribui para permitir seu acesso a um grande público. Por possuir diversos programas e estratégias que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, é de suma importância a sua existência. É atualmente uma das instituições mais respeitadas e renomadas entre os centros de pesquisa de matemática do mundo, sendo considerado pela comissão do Ministério da Ciência e Tecnologia um modelo para pesquisa na área matemática [1].

Referências Bibliográficas

[1] IMPA - Instituto Brasileiro de Matemática Pura e Aplicada. Disponível através do link: https://impa.br/en_US/. Acesso em: 05 jan. 2024. 

[2] OBMEP - Olimpíada Brasileira de matemática das Escolas Públicas. Disponível através do link: https://www.obmep.org.br/. Acesso em: 05 jan. 2024.

bottom of page