top of page
Jaqueline.png

Entrevista:
Jaqueline Maria Siqueira Ferreira

Jaqueline.png

JAQUELINE MARIA SIQUEIRA FERREIRA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), além de possuir mestrado e doutorado na área de Microbiologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou residência pós-doutoral em Ciências Biológicas no Centro de Pesquisas René Rachou. Atualmente, é professora da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), com experiência na área de microbiologia, notadamente em antimicrobianos e arboviroses.

Júlia Alves Camelo Brasil¹, Laísa Aparecida Santos², Lucas de Araújo Gomes¹, Maria Eduarda Ferreira Santiago¹, Sarah Alves Vilela Almeida²

¹Graduandos do curso de Medicina (UFSJ-CCO)

²Graduandas do curso de Enfermagem (UFSJ-CCO)

v.2, n.10, 2024
Outubro de 2024

Quando percebeu que possuía interesse por ciência?

Desde minha adolescência, adorava as aulas de ciências! Eu tinha uma professora inspiradora que sempre nos instigava com curiosidades sobre pesquisas!

 

Teve dúvidas ao realizar a escolha do curso de graduação?

Sim, tive dúvidas pois também gostava da área de Direito; sempre gostei muito de escrever, da língua portuguesa… Já meus pais queriam que eu fizesse o curso de Farmácia.

 

O que considera ter sido decisivo em sua escolha por seguir a carreira científica?

Eu sonhava em ser professora e quando pensei que poderia aliar esta profissão a pesquisa científica, foi maravilhoso!

 

Por qual razão optou por dedicar-se à área de estudo na qual realiza suas pesquisas?

Desde minha iniciação científica, desenvolvi pesquisas na área de microbiologia e no mestrado, doutorado e pós doutorado fui presenteada com projetos fascinantes com ênfase em Virologia. Me apaixonei pela área e a ela dedico a maior parte do meu tempo: estudando e orientando estudantes, para que se apaixonem também.

 

Qual a principal motivação para seguir trabalhando com ciência no Brasil?

Minha principal motivação é participar da formação de dezenas e centenas de estudantes para também participarem do desenvolvimento científico do Brasil.

 

Qual a principal dificuldade que enfrenta trabalhando com ciência no Brasil?

A principal dificuldade é a falta de recursos financeiros.

 

O que gostaria de dizer para quem deseja seguir a carreira científica?

Trabalhar com pesquisa não é rentável financeiramente. Por isto, para fazer pesquisa no Brasil, deve- se amar verdadeiramente e dedicar-se muito, pois exige muita leitura e disponibilidade!

 

Na sua opinião, quais medidas poderiam ser adotadas no Brasil para fomentar o interesse pela ciência?

Mais investimento em recursos financeiros e humanos, pois os brasileiros são criativos e dedicados. Porém competir com alta tecnologia estrangeira faz com que o Brasil sempre fique atrasado nas descobertas e, muitas vezes, tenha que importar matéria prima e tecnologia.

bottom of page