top of page
Texto 3.1 - Louis Pasteur Pioneiro da vacinação e redução da mortalidade..jpg

Louis Pasteur: Pioneiro da vacinação e redução da mortalidade

Ana Luisa de Moura e Silva¹, Jéssica Thaianny Ferreira Souza², Laís Leandra Rodrigues de Moura², Letícia Gabriela Rocha Cunha², Milene Kamela da Silva Alves²

¹Graduanda do curso de Enfermagem (UFSJ CCO) 

²Graduandas do curso de Farmácia (UFSJ CCO)

v.2, n.7, 2024
Julho de 2024

Em tempos pós-pandemia e de negacionismo, reconhecer que a vacinação salva vidas se tornou essencial. Contudo a conscientização da população é um grande desafio enfrentado pelos profissionais de saúde. Com o intuito de entender mais sobre a importância da vacinação, esse texto terá em destaque Louis Pasteur (Figura 1), um dos cientistas mais influentes do século XIX. Nascido em 27 de dezembro de 1822 na comuna de Dole, na França, viveu até os 72 anos desenvolvendo importantes trabalhos de pesquisa que deixaram relevante legado à ciência.[1]. Suas descobertas contribuíram para modificar o entendimento científico sobre a causa das doenças, o que resultou em uma redução global da mortalidade. 

Antes de Pasteur, as causas de doenças infecciosas eram relacionadas ao clima, má alimentação ou aos miasmas, descritos como substâncias ou ar formado por partículas fatais que emanavam de corpos em decomposição ou de esgotos e causavam doenças e epidemias. Além disso, acreditava-se que seres vivos poderiam surgir a partir de matéria sem vida, a chamada teoria de geração espontânea; Pasteur realizou experimentos que derrubaram essas teorias. Atualmente sabe-se que a maioria das doenças é causada por microorganismos, como bactérias e vírus. Pasteur identificou os agentes responsáveis por várias doenças infecciosas e desenvolveu métodos para combatê-los. Por essa razão é considerado um dos pais da microbiologia, ciência que estuda os microrganismos [2].

Texto 3.1 - Louis Pasteur Pioneiro da vacinação e redução da mortalidade..jpg

Sua primeira grande descoberta, foi na área da química. Por volta dos 20 anos, Pasteur especializou-se em cristalografia, ciência que estuda a composição dos cristais, e descobriu a assimetria molecular, demonstrando, pela primeira vez, a propriedade da quiralidade (Figura 2) [1]: ”Acontece por vezes que a imagem no espelho de um dado objecto não é sobreponível com ele próprio” [3].

Texto 3.2 - Louis Pasteur Pioneiro da vacinação e redução da mortalidade..jpg

Figura 2: Quiralidade: a não sobreposição de estruturas.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quiralidade_%28qu%C3%ADmica%29

Posteriormente, esse cientista foi incentivado a investigar o motivo pelo qual produtos como vinhos, cervejas e leites azedavam. Na época, acreditava-se que a fermentação ocorria por decomposição. “Pasteur conseguiu demonstrar que, na verdade, as leveduras (microrganismos) eram responsáveis por esse processo, e que diferentes microrganismos contaminam o vinho e a cerveja, produzindo sabores não interessantes. A partir dessa ideia, Pasteur descobriu que  altas temperaturas interrompiam a atividade dos organismos microscópicos, levando-o a desenvolver o método da pasteurização para evitar a contaminação dos produtos" [1].

Com o avanço dos estudos, Pasteur teve relevantes atuações no campo da saúde, desenvolveu métodos que evitam a propagação das doenças, estabelecendo noções de esterilização e assepsia, envolvendo métodos que eliminam os microorganismos presentes; tais feitos tiveram consequências na prevenção de contaminações em cirurgias e na prática médica em geral [2]. 

Uma de suas contribuições mais importantes, no entanto, foi o desenvolvimento de vacina (Figura 3). Esta era contra a raiva humana, doença transmitida pela mordida de animais doentes e que afeta o Sistema Nervoso Central do indivíduo. Essa enfermidade, se não tratada, causa sintomas graves e pode ocasionar a morte do paciente. Pasteur já realizava estudos em animais, mas o cenário de extrema necessidade fez com que testasse sua vacina em uma criança de 9 anos, que foi mordida por um cão infectado. O procedimento durou vários dias após os quais o cientista obteve sucesso, salvando a vida do menino. A descoberta salvou muitas outras vidas e foi responsável pela consagração de Pasteur na área da Saúde [1].

Atualmente, a vacina contra raiva, também conhecida como antirrábica, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Ministério da Saúde, a vacina deve ser aplicada em humanos antes ou quando houver contato direto com mamíferos que possam ter o vírus, como cães, gatos, raposas, macacos e morcegos, como através da mordida destes. A vacinação após contato deverá ser iniciada imediatamente,  sendo 4 doses de administração pelo músculo (intramuscular) ou no tecido da pele (intradérmica) e o soro antirrábico deve ser aplicado em casos mais graves ou quando o animal agressor for silvestre [4, 5].

Grande parte dos avanços na área de desenvolvimento de vacinas e prevenção de doenças se devem aos estudos desse cientista [6] e, desde a sua invenção, a produção de vacinas teve uma evolução grandiosa. Se antes eram produzidas em pequena escala, hoje são produzidas em grandes quantidades em vários países do mundo para salvar muitas vidas.

Texto 3.3 - Louis Pasteur Pioneiro da vacinação e redução da mortalidade..jpg

Referências Bibliográficas

[1] Galileu. Quem foi Louis Pasteur, químico que revolucionou o combate a doenças. Disponível através do link: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2021/12/quem-foi-louis-pasteur-químico-que-revolucionou-o-combate-doenças.html. Acesso em: 10 jul. 2024.

[2] Globo Ciência. Louis Pasteur foi determinante para criação das primeiras vacinas. Disponível através do link: https://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2011/11/artigo-louis-pasteur-foi-determinante-para-criacao-das-primeiras-vacinas.html. Acesso em: 10 jul. 2024.

[3] Paiva AP. O fenómeno da quiralidade Disponível através do link: https://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/tecnologia/LUCIANAMARIASARAN/o-fenomeno-da-quiralidade-artigo.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.

[4] Ministério da Saúde. Profilaxia da raiva. Disponível através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/raiva/profilaxia-da-raiva-humana-cartaz. Acesso em: 10 jul. 2024.

[5] Brasil. Vacinação. Disponível através do link: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao. Acesso em: 10 jul. 2024.

[6] BN.gov. Louis Pasteur, um químico francês que mudou a forma como se combatiam as doenças. Disponível através do link: https://antigo.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/louis-pasteur-um-quimico-frances-que-mudou-forma-como. Acesso em: 10 jul. 2024.

bottom of page