top of page
Texto 3 - Ágar-ágar conheça a alternativa ao uso de gelatina em dietas vegetarianas e vega

Ágar-ágar: conheça a alternativa ao uso de gelatina em dietas vegetarianas e veganas

Bernardo Esteves, Indiana Dayane, Ingrid Sabino, Mileny Borges, Vitória de Oliveira, Yasmim Araújo

​​

Graduandos do curso de Bioquímica (UFSJ-CCO)

v.2, n.4, 2024
Abril de 2024

Especialmente na China, no Japão e na Coréia, o ágar-ágar (Figura 1) em pó encontra-se disponível para ser comprado em supermercados e lojas de produtos naturais. Isto porque faz parte da dieta oriental [1].

Texto 3 - Ágar-ágar conheça a alternativa ao uso de gelatina em dietas vegetarianas e vega

Este é um ingrediente derivado de algas marinhas e que pode ser usado na produção de alimentos pela indústria ou na culinária em ambiente doméstico, por exemplo. Possui textura gelatinosa e sua função  é espessar e estabilizar (agente gelificante), sem oferecer o enrijecimento, conferindo textura a uma variedade de alimentos, incluindo doces, compotas e geleias [2]. Consiste em ingrediente versátil que pode ser aplicado na produção de receitas doces ou salgadas, devido às suas fortes propriedades gelificantes e à sua falta de sabor.

 

O ágar-ágar pode ser obtido a partir de várias espécies de algas marinhas vermelhas (conhecidas como agarófitas) pertencentes à classe Rhodophyceae como a Gracilária e a Gelidium [3]. 

O pó de ágar-ágar tem consistência espessa e elástica à temperatura ambiente, sendo uma alternativa à gelatina tradicional para aqueles que não desejam alimentos de origem animal em suas dietas como vegetarianos e veganos [4]. Obtido da parede celular das mencionadas algas,  apresenta como vantagens para a dieta humana, por exemplo, não conter glúten, ser fonte rica em fibra alimentar, possuir baixo valor calórico e não conter gordura [5].

 

Em dietas que não utilizam material de origem animal, o ágar é comumente inserido em substituição à gelatina. Esta, diferentemente do ágar-ágar, é de origem animal. Numa comparação entre os compostos, o ágar-ágar é menos pegajoso do que a gelatina atuando mais comumente, como mencionado previamente, como agente gelificante. Pode oferecer uma melhor textura em relação à gelatina na confecção de sobremesas como mousses. No entanto, se a intenção for o uso de um agente espessante na produção, por exemplo, de sopas, o ágar-ágar não é tão eficaz quanto a gelatina ou a farinha de milho para esta função.

Referências Bibliográficas

[1] ResearchGate. Sinalização entre Plantas e Bactérias. Disponível através do link: <https://www.researchgate.net/publication/324744075_Sinalizacao_entre_plantas_e_bacterias >. Acesso em: 09 abr. 2024.

[2] Aditivos Ingredientes. Espessantes e gelificantes - Qual o seu papel na indústria alimentícia?. Disponível através do link:

<https://aditivosingredientes.com/artigos/todos/espessantes-e-gelificantes-qual-o-seu-papel-na-industria-alimenticia >. Acesso em: 9 de abr. 2024.

[3] Agargel. O que é ÁGAR-ÁGAR?. Disponível através do link: <https://agargel.com.br/agar-agar/ >. Acesso em: 09 abr. 2024.

[4] Unilever. Flexitariano, Vegetariano e Vegano. Disponível através do link: <https://www.unileverfoodsolutions.com.br/dicas-e-servicos/veganismo-no-seu-restaurante/vegano-vegetariano-flexitariano.html) >. Acesso em: 09 abr. 2024.

[5] Gelialgas. Quais são os dados de valor de nutricional do ágar-ágar?. Disponível através do link: <https://gelialgas.com.br/faq-items/quais-sao-os-dados-de-valor-de-nutricional-do-agar-agar/ >. Acesso em: 09 abr. 2024.

bottom of page